#Projetovidasaudavel: Você sabe ler os rótulos dos alimentos?

17:12


No post sobre os alimentos para incluir nas suas refeições comentei sobre alguns alimentos que eu consumo e sua quantidade de Calorias (Kcal), mas o que confunde muita gente, é que você não deve somente fazer uma Reeducação Alimentar baseada nas Kcal, porque seu corpo precisa de nutrientes (Carboidratos, Gorduras, Água, Vitaminas e sais minerais e as Proteínas). Desde 2001, além de informações básicas como nome do produto, listagem de ingredientes, quantidade (peso, por exemplo), prazo de validade e origem do produto, os rótulos dos alimentos devem apresentar também a composição nutricional do produto: valor calórico, quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras totais e saturadas, colesterol, fibras, cálcio, ferro e sódio.

Obs: A ANVISA considera light tudo aquilo que apresenta uma redução de 25% do produto “normal” em um ou em todos os seguintes componentes: gordura, sódio, colesterol, açúcares ou calorias.

Porção: Quantidade de alimento que uma pessoa saudável, maior de 5 anos, consumiria de determinado alimento para ter uma alimentação saudável, é apresentada em gramas, ml e também em medidas caseiras, ou seja: colheres, fatias, copos, xícaras, etc.
   
Valor energético: Informa a quantidade de calorias(Kcal) que a porção estabelecida do alimento representa. Por exemplo: uma porção de 30g ou apenas 2 biscoitos e meio recheados de chocolate, de determinada marca, fornece 145 kcal, mas se você consumir uma quantidade maior, consumirá, é claro, mais calorias também.
Necessidades diárias: 2.000 calorias (média para um adulto saudável)

Carboidratos:  Eles atuam como fontes de energia para o corpo. A parcela não utilizada pelo organismo é estocada na forma de gordura. Por isso, é preciso consumir a quantidade adequada desse nutriente (daí a importância de ficar de olho no %VD dos alimentos). Os carboidratos são encontrados em pães, tubérculos, massas, farinhas e doces em geral.
Necessidades diárias: 300g

Proteínas:  Auxiliam a construir e conservar tecidos, órgãos e células. Em doses apropriadas, elas garantem a manutenção da saúde e também proporcionam sensação de saciedade. Carnes, lácteos e leguminosas (feijão, soja, grão de bico, quinua, etc) contêm boas doses do nutriente.
Necessidades diárias: 75g

Gorduras totais:  Além de serem altamente energéticos, esses compostos auxiliam no transporte das vitaminas A, D, E e K. Atenção: o consumo deve ser moderado, já que o abuso provoca aumento de peso. Exemplo: enquanto 1g de carboidrato tem 4 kcal, o mesmo valor de gordura tem 9 kcal. As gorduras totais representam a soma de todos os tipos de gorduras, ou seja, as poliinsaturadas, monoinsaturadas, saturadas e trans.
Necessidades diárias: 55g

Gorduras saturadas: São aquelas encontradas essencialmente em produtos de origem animal, como carnes, queijos, pele de frango, leite integral, requeijão e manteiga, entre outros. A ingestão excessiva desse tipo de gordura aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Por isso, não é recomendado extrapolar nos alimentos com alto %VD.
Necessidades diárias: 22g

Gorduras trans: Também chamadas de ácidos graxos trans, elas estão presentes principalmente em produtos industrializados, que levam gorduras vegetais hidrogenadas na preparação – salgadinhos, bolachas, sorvetes e margarinas são bons exemplos.
Necessidades diárias: a gordura trans não tem função importante no organismo e pior, ainda aumenta as chances de problemas no coração. Segundo a Anvisa, para não prejudicar a saúde o ideal é consumir no máximo 2g de gordura trans por dia.

Sódio: O nutriente é importante para a regulação hídrica e o desempenho adequado do cérebro. Em excesso, ele provoca malefícios como retenção de líquidos e aumento de pressão arterial. Atenção: nem todo mundo sabe, mas o sódio é um dos componentes do sal de cozinha, e está presente na maioria dos produtos industrializados, mesmo nos que têm gosto doce. Para evitar complicações, fique de olho no %VD de sódio e procure manter distância do saleiro.
Necessidades diárias: 2.400mg

Fibra alimentarSão compostos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Entre seus benefícios estão o controle das taxas de glicemia e colesterol, a manutenção das funções intestinais e o aumento do efeito de saciedade. As fibras são facilmente encontradas em frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais.
Necessidades diárias: 25g

%VD: A sigla significa Valor Diário. Ela indica qual a quantidade de energia (calorias) e de nutrientes que o alimento apresenta em relação a uma dieta média de 2.000 kcal. Atenção: se encontrar uma sopa desidratada com 90% do VD de sódio, por exemplo, é sinal de que só esse produto já fornece quase o total da quantidade recomendada desse nutriente para um dia.

Ingredientes: De acordo com a legislação, a listagem de ingredientes sempre mostra primeiro aquele que for utilizado em maior quantidade no produto e assim por diante. Neste caso é importante observar ingredientes como: açúcar  glicose ou glucose; gordura vegetal hidrogenada; óleo de palma; pois estes ingredientes são prejudiciais para nossa saúde se ingeridos em excesso. Uma barrinha de cereais, por exemplo, não pode ser considerada tão saudável se o primeiro ingrediente da listagem for glicose de milho, açúcar ou xarope de glicose (que significam basicamente açúcar ou carboidratos simples).

Ler os rótulos dos alimentos é fundamental para escolhermos alimentos mais saudáveis. Além disso, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos indica que ler os rótulos pode ser muito útil para quem quer controlar o peso. De acordo com o estudo, quem tinha o hábito de ler os rótulos, teve maior facilidade de perder peso. 


Fonte: Anvisa
















0 comentários

Mais popular

Mais popular