Gato em apartamento ?

14:39

Se você possui alguma duvida ou até mesmo tem medo de ter algum animalzinho em apartamento, irei explicar como é viver com a minha gatinha de 8 meses, a Bolinha.

Comportamento:  Enquanto a Bolinha era filhotinha, entre 2 meses (quando adotamos ela)  á 5/6 meses, deixávamos ela fazer tudo que queria, o apartamento era pequeno, e achávamos que ela ficava muito presa, então ela aprontava a vontade, nos mordia e arranhava. Antes mordia de leve, as unhas eram cortadas semanalmente, então era tudo muito sossegado. Mas as mordidas começaram a ser constantes e mais fortes. Acredito que esse foi o nosso erro, não colocar limites.  Infelizmente, ela não nos obedece muito, fora a personalidade forte.
No nosso horário de dormir, ficava muito agitada e sempre nos mordia, ou vivia ronronando, deitava na nossa cama e não na dela, foi ai que resolvemos deixa-la para fora do quarto, e com isso passou muito tempo miando na porta.  
Sempre passam a maior parte do tempo dormindo, eles são mais noturnos, dormem de dia e a noite estão agitadinhos. Agora a Bolinha acostumou com nossos horários, já grandinha, dorme na cama.

Janelas: Antes morávamos no 5º andar e as janelas possuíam telas. Quando nos mudamos para outro apartamento, no térreo, ela se sentiu livre, acredito. Pois não possuía telas  e ela vivia pulandinho no jardim atrás de passarinhos e tudo mais que se mexer. Mas, apesar de ser um condomínio fechado  á sempre o perigo de haver outros gatos ou cachorros, então colocamos as telas de proteção, e ela passa o dia todo na janela. No período da tarde, levamos ela para o jardim.



Brinquedos: Isso é muito importante para eles, moram em um espaço pequeno, tem que ter algo para fazerem, a minha tinha muitos brinquedinhos, entre ratinhos, bolinhas, um cachorrinho que se mexia, mas ela nunca deu muita bola para eles, o que ela gosta é de bolinhas de papel, sacolas e fitas de tecido, e geralmente ela rouba minha escova de cabelo e os elásticos. 

Ração: Oferecemos á Bolinha 3 marcas de ração, que acredito serem muito boas, a Purina Pro Plan a Whiskas e a Royal Canin ( a Royal sai caro, vai de 2 á 3 pacotes de 1 kg no mês, então intercalamos com a Whiskas e a Purina). É muito importante, os gatinhos receberem alimentos que irão garantir uma boa saúde, pelos macios e também uma velhice sem problemas urinários, que é o nosso maior medo. Pois, eles tem tendência a ter problemas renais e urinários. A ração pode ser deixada à disposição o dia todo, numa quantidade que não falte durante o dia (caso você não possa estar em casa para ficar completando a tigelinha). Mas não coloque demais, porque os gatos costumam não querer uma ração que fique exposta muito tempo, pois perde o cheirinho. Por isso, feche bem o pacote ao guardá-lo. Existem vários tipos: para gatos gordos, para gatos velhos, para filhotinhos, para gatas gestantes ou amamentando, etc..

Unhas: Você mesmo pode corta-las com tesourinhas próprias, cuidado com a parte rósea da unha, pois são as veias, e não devem ser machucadas. Se tem medo de corta-las como eu, vá á um bom Pet shop ou no veterinário mesmo.


Arranhador: Se não quer que seu gato estrague seu sofá ou cama, compre ou faça um arranhador, a minha vivia estragando o sofá, acabei fazendo um arranhador  e ela não desgruda dele. Não irão trocar o arranhador da noite para o dia, mas aos poucos acontecerá.

Cama: A bolinha tem um cama que minha mãe fez para ela, veja o link onde copiei a ideia.  Mas se você não tiver, coloque um cobertorzinho no chão, cestinhas que eles amam também. Agora um lugar estranho onde a minha gosta de dormir é em cima do guarda roupa, quando nos mudamos para esse apê, ela somente dormia na nossa cama, e isso é muito ruim, pois não conseguíamos dormir direito, Sempre tive medo de deitar em cima dela, algo que a machucasse, e a caminha dela vivia próximo a nossa cama, um certo dia, como ela nunca dormia na cama dela, coloquei-a em cima do guarda roupa, e ela foi correndinho dormir lá.

Banho: Dizem que gatos não precisam de banho, que são muito limpos. Eu gosto de dar banho pelo menos uma vez ao mês, as patinhas da Bolinha são brancas, e por causa dos grãos de areia da caixinha ela sempre suja, sempre estou passando um pano úmido nas patas.

Caixa de areia: Os gatinhos desde filhotes já vão para a caixinha com  areia, muitas vezes não precisa ensinar, eu não precisei, incrível, pois a bolinha vivia na rua antes de adotarmos ela. Mas se você precisar ensinar o seu, coloque uma caixinha ampla com uns 5 cm de areia, pois geralmente eles cobrem as sujeirinhas,  longe de onde esta o pratinho de comida e água, e em um lugar calmo, se você perceber que ele esta fazendo atrás de móveis, coloque a caixinha la que ele se sentirá mais confortável.

Mágoa: Se eles levam muita bronca, se ficam muito tempo sem ver seu dono eles ficam tristes. Se lhe trouxer um presente como baratas mortas, moscar mortas, aceite e faça um carinho nele, eles ficaram muito felizes. Certo dia, quando estava indo dormir, eu e meu namorado recebemos 2 mariposas mortas em nosso travesseiros, tudo sujo. Brincamos com a bolinha com pouco, ela foi comer e corremos trocar as fronhas dos travesseiros. Eles também recebe sua energia, se sentir que você não está bem, ele ficará ao seu lado. 

Manias: A bolinha tem algumas manias , a primeiro é  que ela adora que passem a mão na cabecinha e pescoço dela, por uns segundinhos não faz mal, o problema é quando ela não para de esfregar a cabecinha em você, e dai não são segundinhos, são minutinhos e muitos minutinhos. Acredito que ela não gosta de portas fechadas, pois  a porta do quarto ou do banheiro, se ela ver que fechamos,  vai lá e empurra, pula no trinco, até alguém abrir a porta ou ela mesma conseguir, e quando consegue, não entra no ambiente. Bem louca.
Outra mania é estar deitada no colo, e miar, pedindo atenção, e se somente ficar passando a mão na cabeça, as vezes ela não fica satisfeita, sobe próximo ao seu rosto e fica se esfregando. Isso acontece comigo quando estou no computador.


Mas tem vezes que você irá querer dar carinho, brincar e ela simplesmente irá te ignorar.

Vacinas: No 3° ou 4° mês de vida o gato deve ser tomar as primeiras doses das vacinas Anti-rábica e Tríplice, que se repetirá por mais 2 meses (3 doses). Depois disso ele tomará apenas uma dose de cada vacina por ano, para reforço.

E vocês tem algum animalzinho ? 

16 comentários

  1. Que gracinha! Eu tenho dois gatinhos em meu apartamento e até acho bem fácil cuidar deles! Amo gatos!

    ResponderExcluir
  2. Lindooooooooooooo esse gatinhooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Nem curto muito blogs mais esse eu amo!
    Já esta na lista de favoritos. Outra coisa sobre gatos em apart.
    Alguns desenvolvem medos estremos. A minha gata depois que nos mudamos de casa para apê mudou totalmente de comportamento. Foi òtimo pq agora ela esta bem mais segura ela morre de medo de sair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh sério? muito obrigada, você não sabe como é bom ler isso ^^
      Diz que eles gostam muito de rotina né, então se a gente se muda, eles se desorganizam, infelizmente a minha não mudou, eu morro de medo quando ela sai, porque aqui tem cachorros de alguns vizinhos, mas a minha bolinha enfrenta eles, meu Deus . ela é louquinha ..

      Boa semana

      Beijos <3

      Excluir
  4. Como você fez para ela preferir o arranhador ao sofá? Eu penso muito em adotar um gatinho, mas iria surtar se ele ficasse arranhando o sofá haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, tudo bom ?
      Inicialmente eu usava um potinho de spray sabe, sempre que ela ia no sofá eu espirrava água nela, eles morrem de medo. E deixava o arranhador ao lado do sofá, quando espirrava água, ela ia perto do arranhador, e então, eu parava com a água, aos poucos ela foi entendendo que com o arranhador não tinha água e com o sofá tinha água, ela preferiu ficar com o que não tinha água :D
      E realmente é muito agoniante arranharem o sofá, mas também ajuda cortar as unhas sempre, assim não sentem tanta necessidade de afiá-las e aos poucos eles entendem sabe, se desde a primeira vez que ele fizer algo errado, você já utilizar a água, as coisas ficam mais fáceis.

      Bom final de semana

      Beijos

      Excluir
  5. Respostas
    1. Obrigada Jenni, realmente é muito fofa, estas fotos não são tãooo atuais .. ela esta mais gordinha agora sabe, uma delicinha *.*

      Beijoos

      Excluir
  6. Olá, pousei aqui por acaso, por isso a demora no coments hehe


    bom vamos lá, eu tenho duas gatas, uma SRD e uma Siamês(!) e uma lhasa no ape.. só nao me pergunte como tudo isso kkk
    As duas tem personalidades bem fortes e diferentes uma da outra, o que é bastante desafiador...

    Sobre alimentação: alimento elas somente com a Golden, uma das melhores, na minha opinião. elas comem cerca de 1,5kg por mes mais ou menos, mas nao sei ao certo porque gosto de comprar o fardo de 10kg e dura um tempão. Quando fazemos algum tipo de refeição com cheiros que chamam atençaso delas e elas pedem, uma boa saída pra mim foi o whiskas sache... elas são apixonadas *-*
    Sobre caixa de areia: o bom de gatos, é que na maioria das vezes já vem com o "plugin" de usar instalado hehe... elas SÓ usam aqela sílica grossa. Juro, já tentei usar outras e elas literalmente jogam tudo fora kkkk... vai um pacote de 1,5kg a cada 15 dias
    Manias: as mesmas mencionadas por vc. e um aidcional, quando eu chego em casa, elas estao na orta me esperando. Ai de mim se não dar carinho nelas antes de fazer qualquer outra coisa. São muito carinhoss :D Ah sim, só dormem na cama com a gente, usam a caminha delas só a tarde porque pega sol na sacada , umas figurinhas
    Banho: acho que elas vieram com defeito de fabricação ou sei lá... elas amam tomas banho, se a gente nao cuidar entram no box todo dia kkk, aí uma vez por semana dou banho nelas.
    Passeio: Sim, elas passeiam! Mais, gostam, é só dizer que é dia de passear e elas já se aprumam para por a coleira e guia de passeio. Saem correndo pro elevador do prédio e ficam lá esperando...

    Mais um detalhe: quando comprei a cachorrinha, elas já eram grandinhas, foi bem estranho, pois nao maltratavam a nova bebe da casa, mas também nao tratavam, sim plesmente ignoraram, o cúmulo kkk
    Ficaram tão magoadas comigo por ter "outra filha" que não drmiram na cama comigo e meu esposo por uns tres dias, me senti a pessoa mais malvada da terra. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own meu Deus que deliciia, 2 gatinhas juntas .. eu sinto que a minha fica muito sozinha, já tentei colocar outra gata, do vizinho, uma mais novinha, mas ela recusou, assoprou muito a outra gata e deu muitas patadas, e não deu certo. Não ha imagino com um cachorrinho aqui, tanto que o apê é super pequeno.
      Então, sobre a ração, quando ela era filhotinho, compramos 1kg da Goldem, pois meus pais alimentavam a ex gatinha deles com essa ração, mas ela recusou, ai compramos a Royal Canin, comia muito pouco, então compramos a Whiskas e ela comeu direitinho. Agora ela esta com 11 meses, e come muito. Eu coloco 2 vezes ao dia e ela fica pedindo mais sempre, também gosto de dar o sachê, que é melhor que a ração seca.
      Nossa, você é muito sortuda, a Bolinha não gosta de banho, e olha que toma banho desde que adotamos ela, há 9 meses, e até agora não se acostumou, é muito engraçado no banho, só gritos.
      Realmente eles sentem, se for algo que não gostem te ignoram mesmo. Mas o certo, é adotar como você fez, alguém mais novo, para que elas se sintam 'as donas' do lugar. Mas mesmo assim, sentirão que ela é uma ameaça a rotina delas. Mas nada melhor que ter essas coisas fofas em casa, nos dá uma felicidade tão grande que somente quem tem, sabe como é.
      Pri, muito obrigada pelo comentário, de um beijo nelas por mim.
      Bom final de semana!

      Beijos <3

      Excluir
  7. Qual a raça da sua gatinha? eu ganhei uma igualzinha a sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jujuzinha, tudo bem ?
      A minha gatinha é filhote de uma gata de rua, com raça indefinida. Você sabe a raça da sua ?
      Beijinhos e felicidades com a sua gatinha <3

      Excluir
  8. Eu tenho 4 gatos em uma casa pequena como um apartamento. Agora que uma das minhas gatas teve filhote eu estou com nada menos que 10 gatos em casa de todas as idades imagináveis. Gatos são muito divertidos.

    http://heymew.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Mais popular

Mais popular