Como combinar as cores na decoração?

23:55

Quando vamos começar um projeto em casa, talvez a tarefa mais difícil é escolher a paleta de cores. Ela deve ser escolhida antes da compra dos móveis. É interessante, levar em conta o gosto pessoal, por transmitirem vibrações positivas, assim como o ambiente escolhido. 
"Cor é como nosso cérebro interpreta a luz", explica João Carlos de Oliveira César, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de são Paulo. Ela é composta de matiz, luminosidade (clara ou escura) e saturação (quanto mais pura, mais saturada). E o especialista ensina: "Mesclar cores de luminosidade e intensidade próximas é a melhor maneira de criar ambientes agradáveis".
Em 1810, Goethe dividiu as cores do espectro visível - aquelas do arco-íris - em um círculo cromático. Quanto mais longe uma cor estiver no círculo, maior o contraste. Assim, o círculo cromático, pode-se tornar uma ferramenta útil na hora das escolhas e com ela podemos perceber quais cores funcionam melhor juntas. 
O círculo é composto por três tipos de cores: 

Primárias: São as cores básicas - vermelho, azul e amarelo - e todas as demais cores são compostas por estas.
Secundárias: São cores obtidas pela mistura de duas cores primárias. Exemplo: o verde nasce da mistura entre o azul (primária) e o amarelo (primária). 
Terciárias: São cores que resultam da mistura entre as cores primária e as secundárias. Exemplo a cor turquesa, nasce da mistura entre o azul e o verde. 

Esses três tipos de cores são divididos em:
Cores Quentes e Frias; - No círculo cromático, de um lado estão às cores quentes (amarelo, laranja e vermelho). As quentes são associadas ao sol e fogo, cores que nos transmitem sensação de calor.  São consideradas excitantes. Do outro lado as cores frias (azul, verde, violeta), que são associadas á água, gelo, céu, árvores, essas nos transmitem a sensação de frio, consideradas calmantes.

Além destas cores ainda existem as cores Neutras como o branco, castanho, tons de bege e cinzento; são cores muito versáteis e combinam com praticamente todas as cores do círculo.

Escolhendo o esquema de cores:

Monocromático
Podemos utilizar vários tons da mesma cor, essa escolha pode-se facilmente se tornar monótona, já que não existe contraste de cores, apenas de intensidade e tons. Pode-se utilizar uma cor diferente em pontos de cores.

Complementares
São as cores opostas no círculo cromático, são as cores que mais contrastam entre si. Assim, se queremos realçar o amarelo (quente), devemos colocar junto dele o roxo (frio). 

Adjacentes
Elas se encontram lado a lado, combina-se de três a cinco cores, uma primária e o restante adjacentes a esta no círculo. Apresentam uma mesma cor em sua composição e por isso são pouco contrastantes. Transmitem sensação de uniformidade e são consideradas elegantes. Pode-se combiná-las com uma cor complementar.
Triádicas
É a harmonia perfeita, usando três cores equidistantes, teremos assim uma combinação que apresenta grande contraste, mas ainda sim, em equilíbrio. Novamente, deve-se usar uma cor como dominante e as outras duas para detalhes, ou em alternativa variar a intensidade de cada cor.


Dicas
Lembrando que não existem regras rígidas sobre as cores que se devem usar na decoração, e sim algumas linhas orientadoras.
Para definir as cores da cozinha, sala de estar e jantar que são ambientes de convívio, opte por cores estimulantes, de energia, como os amarelos, laranjas e vermelhos. 
Para os ambientes mais calmos, como quartos, escritórios, corredores e entradas as cores mais adequadas são os verdes e azuis que transmitem tranqüilidade. 
Para equilibrar os ambientes utilize o branco, preto e cinzento, sendo essas cores intemporais.
Segundo a  Tintas Coral, a cor eleita do ano é a Lagoa Particular juntamente com mais cinco novas tendências (para saber mais clique aqui). Mas, não se deixem influenciar pelas “cores da moda”, pois são efêmeras.

0 comentários

Mais popular

Mais popular