Lavanderia pequena? Veja soluções para esse ambiente.

21:13

É obvio que a organização da lavanderia ou qualquer outro ambiente da casa facilita na realização das tarefas do dia a dia. Esse cômodo, por menor que seja, deve seguir o estilo estético do restante da residência. O Apê em Decoração separou algumas dicas que podem melhorar a organização da sua casa/apartamento. Vamos ver?

Geralmente em apartamentos, ela vem conjugada com a cozinha, siga sempre o modelo padrão dos móveis da cozinha. Pode-se utilizar apenas um separador, ou se preferir, utilize uma porta de vidro.
Preste atenção a qual tinta será utilizada, ainda mais se o lugar não for muito ventilado, pois, as paredes por causa da umidade e pouca ventilação (infelizmente alguns apartamentos podem ser assim) podem mofar. Utilize uma tinta especifica, como a acrílica – que apresenta boa resistência à umidade e, portanto, é lavável. Vale a pena revestir todas as paredes ou somente a da área molhada (tanque). Com pastilha. Se quiser uma de cor forte, coloque-a somente em uma parede para evitar que o local pareça menor. Cores claras ampliam o ambiente.
Se possível escolha móveis planejados, pois assim, cada espaço da lavanderia será utilizado. 
Mas, com os móveis modulados podemos encontrar peças que ficarão ótimas na lavanderia, é só pesquisar.
Opte sempre por móveis altos, de preferência do chão até o teto, assim você economiza espaço. Mas se não tiver onde colocar o armário coloque algumas prateleiras em cima do tanque ou até mesmo da máquina.
Após identificar o espaço da máquina se decida pela máquina que irá utilizar. As opções do mercado são a lava e seca com abertura frontal ou a tradicional. Infelizmente a de abertura frontal tem um custo muito elevado, mas permite a instalação de uma bancada por cima que servirá como um apoio. 

Para o tanque, geralmente em apartamento comprados com construtoras, eles instalam um tanque branco que pode ser trocado por um modelo muito utilizado hoje em dia, o inox com dois modelos, alto brilho (aspecto espelhado ) e o acetinado (aspecto fosco). Podem ser de embutir ou de fixar. O inox é um material super durável. A limpeza deve ser feita com água, sabão, detergente suave e neutro. É aconselhado secar sua superfície após o uso para evitar manchas. O mais indicado é o acetinado, pois o de alto brilho com o tempo irá riscar muito. 
Para facilitar seu trabalho, o tanque deve ficar ao lado da máquina, para encaixar a mangueira da máquina e retirar as peças molhadas do tanque sem molhar o chão.
Para a organização dos produtos de limpeza, guarde-os em um armário ou se não possui espaço para o armário utilize prateleiras. Podem ser guardados produtos para lavagem de roupas, limpeza da casa ou cestos. Para que os produtos fiquem mais visíveis e de fácil acesso, separe-os em categorias, por exemplo, produtos que irá utilizar para lavar as roupas em um cesto, ou prateleira. Para limpeza geral em outra prateleira ou cesto. Lembrando que alguns produtos podem manchar os móveis sendo indicado guardá-los em sacos plásticos. E nunca se esqueça que produtos de limpeza devem ficar o mais longe possível de crianças e animais de estimação.
Se possuir espaço, acople os cabideiros que ajudam muito na hora de passar as roupas. A tábua de passar também pode ser pendurada ou embutida em um armário.
Se não possuir um ambiente externo, opte pelo varal de chão, de teto ou um de parede/sanfona. Instale-o próximo a uma janela. Eu acabei comprando um de chão, e me arrependi muito, pois atrapalha a circulação no espaço e a secagem demora muito, acredito que o melhor era o de parede. 


Além dessas dicas você pode encontrar sugestões para outros ambientes pequenos nesses links :








0 comentários

Mais popular

Mais popular