Vai reformar? veja dicas para reduzir suas dores de cabeça

19:52

reforma Quem já fez uma reforma em casa sabe o quanto é complicado e desagradável, a ida e vinda de pedreiros, pintores, encanador, eletricistas e isso aliado á sujeira, entulhos, fornecedores que atrasam os materiais e, ainda, o orçamento que você já nem sabe em qual pé anda. Esses inconvenientes atrapalham muito a obra e deixam, com certeza, os moradores extremamente estressados. Vamos nos atentar a algumas dicas que o Apê em Decoração separou para lhe ajudar na hora do quebra-quebra.

1. Pesquise
Antes de contratar os fornecedores, decoradores ou arquitetos, peça pelos menos três orçamentos de diferentes profissionais. Contrate bons profissionais, eles são essenciais para sua obra/decoração ser um sucesso. Se por um acaso você optar por fazer a decoração com suas próprias mãos busque muitas referencias em blogs, sites e revistas de decoração. Salve tudo em pastas no computador para quando for colocar em prática saber o que precisará comprar e onde encontrar.

2. Planejamento sempre!
As etapas da obra dependem muito da necessidade da residência, listamos: Demolição, Infraestrutura (alvenaria, hidráulica, elétrica), revestimento de parede, forros e molduras de gesso, piso (depende do piso escolhido, se for um fácil de riscar, opte pela instalação sendo o ultimo processo), tampos e bancadas de banheiro e cozinha, emassamento e pintura, instalação de luminárias e acabamentos elétricos (tomadas e espelhos de luz), instalação da marcenaria, seguida das instalações de louças e metais.

3. Novas regras para apartamentos
Se você mora em apartamento, a obra tem horários certos para acontecer, geralmente em horários comerciais de segunda a sexta, não sendo permitido aos sábados e domingos. Entrou em vigor dia 18 de abrir de 2014, a nova lei NBR 16.280 que estabelece novas regras e diretrizes para obras em condomínios. Entre as novas regras estabelece-se que o síndico, antes do início da obra em área comum ou privativa, deverá estar de posse do plano de reforma e da documentação pertinente. Nas áreas privativas, o síndico deverá fazer a análise ou encaminhá-la a um responsável técnico e somente depois poderá autorizar a obra no condomínio ou rejeitá-la justificadamente; Leia mais sobre as novas regras aqui.

4. Contrato
Após a escolha dos profissionais que irão fazer a reforma, é muito importante elaborar um contrato que deve explicitar claramente os deveres do empreiteiro, o prazo limite da obra, os horários o valor e a forma de pagamento do projeto.

5. Investimento
Mesmo com o projeto na mão, mesmo com contrato assinado, sempre aparece algo a mais para comprar. Então, sempre tenha uma graninha na reserva, porque com toda certeza irá utilizar. Sempre faça uma pesquisa de preço nas lojas físicas e online, há muita diferença nos preços, formas de pagamento e principalmente no juro. E somente compre se o valor e a qualidade estiverem dentro do esperado. Para conseguir desconto, compre na mesma loja diversos materiais/objetos, de preferência á vista. (50% na hora da compra, 50% ao receber os materiais). Conheça a loja, busque sempre referências, pois acontece muito à demora extrapolada da entrega do material. Se não puder pagar á vista, tem a opção do financiamento do material, mas preste muita atenção no juro cobrado pelo banco. A caixa econômica federal e o Banco do Brasil tem uma linha de crédito para material de construção, que são financiados com recursos do Fundo de Amparo ao trabalhador (FAT) e com o FGTS.

6. Comunique os vizinhos
Não há nada mais chato do que você estar em casa e aquele barulho horrível de obras e nem saber de onde é. Converse com seus vizinhos, explique que em determinados dias e por certo período de tempo haverá obras em sua residência.

Esse é apenas um resumo de dicas que vão tornar sua obra ou reforma menos estressante. Acompanhe nosso blog e esteja por dentro de novas dicas que podem ajudar no seu planejamento.

0 comentários

Mais popular

Mais popular