Diferença entre diet e light

17:16


Você realmente sabe a diferença entre esses alimentos ? Os dois tipos ajudam a emagrecer? Entre o chocolate light e o diet, qual não tem açúcar na fórmula? Entenda as características de cada um e saiba como escolher o alimento mais adequado para você.

Alimentos diet
Os alimentos diet são regulamentados pela portaria SVS/MS nº. 29/1998, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já as bebidas diet são regulamentadas pela Instrução Normativa 29/99 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O termo diet  pode ser utilizado em alimentos para dietas com restrição de nutrientes, como por exemplo: carboidratos, gorduras, proteínas, sódio, glúten, entre outros. E em alimentos  para dietas com ingestão controlada de nutrientes  (para manutenção de  peso ou de controle de açúcares, entre outros). Estes alimentos não podem ter a adição de nutrientes. Assim, alimentos para ingestão controlada de açúcar não pode haver inclusão desse nutriente. Sendo permitida apenas a existência de açúcar natural do alimento.
É comum produtos diet serem associados a emagrecimento, mas o valor energético não é menor do que o de produtos convencionais. Pode até ser maior. 
O chocolate diet  não contém açúcar, mas é gorduroso e calórico. Em outros casos, o nutriente eliminado (sódio ou proteína, por exemplo) pode não interferir na quantidade de calorias.


Alimento light 

Os alimentos light são regulamentados pela portaria SVS/MS nº. 27/1998, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já as bebidas light são regulamentadas pela Instrução Normativa 29/99 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 
Um alimento é considerado light quando apresenta redução mínima de 25% das calorias ou de algum nutriente em relação ao original. Os alimentos considerados "light", que em português quer dizer "leve", são os mais indicados para se inserir numa dieta de emagrecimento com redução calórica.
A diferença entre diet e light está na quantidade permitida de nutrientes.
O  diet  precisa ser isento 100%, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias. Outra diferença, é que o alimento light  não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de  doença (diabetes, colesterol elevado,celíacos, fenilcetonúricos). 
Esses produtos devem ser consumidos nas porções recomendadas. Geralmente as pessoas acreditam que podem  consumir  mais, por ter menos calorias.
O chocolate é um alimento que vejo muitas pessoas comentando que comem o diet porque ajuda a emagrecer, porque não tem açúcar, vamos ver?
No chocolate diet, o açúcar é substituído pelo adoçante. Para preservar a consistência e torná-lo mais palatável, o fabricante muitas vezes adiciona gordura à fórmula, por isso o valor calórico aumenta. Assim, o produto é indicado para os diabéticos, mas não traz vantagem para quem quer perder peso.
O chocolate light traz a redução de algum nutriente específico ou do valor energético. É preciso consultar a tabela nutricional, na embalagem, para saber se essa redução é conveniente para a dieta do consumidor. Para quem tem alguma restrição alimentar, o chocolate light pode não ser o mais indicado.
Mas afinal, qual o melhor para quem quer cuidar do peso ?
Quando estiver em duvida sobre qual comprar, opte por aquele com menor quantidade de gordurais totais e saturadas.
Como eu não consigo viver sem chocolate, minha nutricionista indicou o chocolate meio amargo. 
Ler os rótulos dos produtos light e diet  e compará-los com o alimento convencional será a melhor forma de verificar se eles atendem as suas necessidades. 




0 comentários

Mais popular

Mais popular