Quarto Montessoriano para crianças

18:43

Há algum tempo, a Flavia Calina, comentou em seu vídeo que faria para a filha um quartinho no método Montessoriano, como já fiz Pedagogia, mas tranquei a facul no penúltimo ano, e nem lembrava mais desse método, comecei a pesquisar e realmente me interessar pelo assunto. 
O Método/Pedagogia Montessoriano, foi criado por Maria Montessori e visa o desenvolvimento do ser humano como um todo. Que a criança aprenda experimentando/tocando objetos por conta própria. A partir dessa interpretação, para montar um quarto, terá que colocar os objetos á vista da criança, sendo quadros, brinquedos, livros, e até a cama. Nesse método o berço não é utilizado. É uma proposta ousada, criando um ambiente muito rico e estimulante para o bebê.  Seria um espaço para a criança explorar.
Não há perigo de dormir em um colchão no chão, tendo segurança e um lugar limpo, colocando um tapete ou estrados a baixo do colchão para protege-la das temperaturas. Pode também a noite, por um tempo colocar almofadas em volta do colchão, durante o dia não há necessidade, para que ela se movimente sozinha.
Se a criança for dormir com os pais, ela terá uma segurança psicológica, mas quando for dormir em outro lugar, a segurança pode sumir. Assim, muitas vezes a criança cria uma dependência  e somente irá dormir se estiver com os pais. O método, indica que a cama baixa deixe a criança independente, e poderá dormir/deitar a hora que quiser, sem precisar dos pais. Não tenho filhos, mas acredito que não os deixaria dormir sozinhos no começo. Quando forem recém nascidos, poderia colocar ao lado da cama dos pais, uma cama de apoio, e assim que a criança conseguir levantar a cabecinha, já iria para o próprio quarto. 
Mas aqui no Brasil e em tantos outros locais, mesmo com janelas fechadas e limpeza diária aparecem com toda certeza, aranhas, moscas, pernilongos, e dessa forma, temos que protegê-los, sendo o berço um grande aliado. Mas também, podendo utilizar um tule/véu em volta da cama/berço. Se optasse pelo berço no começo, poderia trocar por uma cama no chão depois de um tempo.
Objetos a serem utilizados no quarto: 
Espelho horizontal (para que o bebê se reconheça, veja seus movimentos).
Estante baixa (pode ter aberta, ou com puxadores que a criança alcance, com alguns brinquedos e 2 ou 3 peças de roupas.
Uma barra na parede (para que ela ande sozinha (apoiada na barra), sem precisar dos pais).
Espaço livre para que possa se mover, brincar e aprender. 
E janelas, para a luz natural. (a janela não precisa ser da altura da criança, mas se for, proteja o máximo possível). 
Os estímulos necessários sãos os sensoriais. Brinquedos feitos de madeira e metal estimulam os sentidos, móbiles com cores fortes (ajustado para a idade da criança), estimulam o desenvolvimento motor. 
Os instrumentos musicais, ajudam no estimulo auditivo, como por exemplo o chocalho. 

As paredes, podem ter algo visual ou textura.
Se você me perguntar sobre o método  não o acho totalmente válido, a vantagens e  desvantagens, principalmente a utilizada em salas de aula. Mas, acredito que quando a criança é pequena, o método em casa é muito válido. Pode ser que para algumas crianças não funcione. O que vale é experimentar e ver como seu filho irá se portar ao método.

Fonte imagens: aqui / aqui / aqui / aqui

Leia mais sobre o assunto aqui

0 comentários

Mais popular

Mais popular