Paisagismo: Dicas de como montar seu jardim de inverno

14:43

Procurando um diferencial para sua residência? Trazer a natureza para dentro do ambiente pode ser o que você procura. Mesmo que não possua um ambiente amplo, o jardim de Inverno ou jardim interno pode ser colocado em pequenos espaços e, além de ser uma excelente decoração, auxilia na melhoria do ar que respiramos. É uma excelente opção para quando não possuímos uma área externa.
Onde colocá-lo?
É muito importante ter bom senso na hora de escolher o local onde o jardim ficará, pois se optar por colocar móveis (bancos, mesinhas) para dar conforto ao ambiente analise carinhosamente o espaço para que os mesmos não fiquem todos apertados, causando transtorno aos moradores. 
Os locais mais comuns em casas são em salas anexas e terraços.
E encontramos uma conexão com a natureza na decoração do banheiro.
Já em apartamentos, o local onde se pode abrigar um jardim de inverno é próximo a uma janela, até mesmo em uma sacada com portas/janelas de vidros. 

Um local que geralmente não é aproveitado é o espaço embaixo da escada, nessa área ficaria bacana um ornamento com plantas. 


Quais plantas escolher?
Basicamente, as mais indicadas são as que se adaptam melhor aos ambientes internos, como a palmeira Raphis e Chamaedora, a lança de São Jorge, antúrio, comigo-ninguém-pode, bromélias de sombra ou meia-sombra. As begônias, orquídeas e lírios florescem em ambientes fechados, mesmo em espaços pequenos. A zamioculca é muito resistente, e usada decorativamente, por ser uma espécie que se desenvolve bem em lugares escuros. A pleomele é ideal para varandas. O liríope-verde, samambaias e filodendros gostam de sombra; capim-barba-de-bode e russélia preferem o sol.

Se optar por decks, uma boa sugestão é plantar bambus-mossôs em aberturas do assoalho de madeira. 
Mas, se as plantas são abrigadas em vasos, evite as que tenham raízes muito profundas ou com grandes volumes. Uma boa opção é cultivar uma hortinha, com temperos como a cebolinha, salsa, manjerona. 
Como decorar?
Para os vasos, utilize vasos de concreto, vidro, fibra ou cerâmica. Geralmente são usadas pedras de vários tamanhos e cores, como os pedriscos que são pequenas pedras decorativas. Podem ser utilizados areia e fontes de água elétricas. Ajudando a dar um toque natural ao ambiente.

Para a iluminação o bacana é a iluminação natural, mas os recursos da iluminação artificial são bem vindos como os espetos de luz e as luminárias de parede (arandelas).

Se dispõe de um ambiente grande, utilize bancos ou poltronas impermeáveis e mesinhas. Se o ambiente é pequeno, a dica são os jardins verticais.
Para o revestimento na parede, o material deverá ser resistente à umidade, como pedras, tijolos e massas texturizadas. Os azulejos estampados são bem vindos, desde que haja uma harmonia com o restante da decoração.
Como manter um Jardim de Inverno?
Basicamente como se fosse cuidar de um jardim tradicional, retirando as folhas mortas, regar as plantas quando necessário, adubar e aplicar fungicidas de acordo com cada espécie.

Vamos ver mais algumas inspirações?



0 comentários

Mais popular

Mais popular