#Projetovidasaudavel: Maneira eficaz para perca de peso?

17:49



Recebi um e-mail de uma querida leitora do blog. Ela me pediu ajuda para emagrecer. Como não sou nutricionista e nem profissional de educação física, não posso pedir que ela faça nada. O que posso é mostrar alguns caminhos que ela pode seguir.
Questionei sobre o peso, IMC e ela não sabia. Não que isso todos deveriam saber, mas é algo muito importante para sua qualidade de vida. As vezes você não se dá conta de seu peso, sua massa corpórea (IMC). Isso aconteceu comigo, fui ao médico, e questionada sobre o peso, lhe disse um peso de quando eu tinha 18 anos. Na época com 21, fiquei muito frustada comigo mesma.
Passei para a leitora o que passo para vocês agora, e espero que ajude. Entendam que esse calculo é utilizado para a  saúde por médicos. 
No entanto, em certos casos, nomeadamente em atletas, ou indivíduos com edemas, o IMC não é fiável na medição da obesidade, pois não permite distinguir entre a percentagem relativa de massa gorda e de massa isenta de gordura, tal como as tabelas tradicionais de peso – altura. Como resultado, indivíduos com taxas elevadas de massa muscular, podem ser classificados com sobrepeso ou obesos.
Assim, o IMC deve ser usado idealmente em conjunto com outros métodos de avaliação de composição corporal (Antropometria, Bioimpedância). 

IMC = peso/(altura x altura)
O índice de massa corpórea (IMC) é o resultado da divisão do peso pelo quadrado da altura de uma pessoa. O ideal é que essa conta dê entre 18,5 e 24,9. Resultados abaixo de 18,5 indicam pessoas muito magras. Acima de 25 já é excesso de peso.
IMC entre - 25-30 - sobrepeso
Melhor tratamento - alimentação balanceada e atividade física moderada.
Perda estimada de peso - até 3,5 kg por mês.
Como enfrentar?  - comer frutas, legumes e verduras, que são menos calóricos e saciam a fome.
“O problema é que as pessoas levam 10 anos para engordar 15 kg e querem perder tudo em dois meses. Aí, aderem às dietas da moda, que podem levar à desnutrição”, afirma o bioquímico Roberto Carlos Burini, da Unesp de Botucatu.

IMC entre - 30-40 - obesidade
Melhor tratamento – combinação de três fatores: reeducação alimentar, exercícios físicos e mudanças nos hábitos de vida. Eventualmente faz-se necessário o uso de remédios  inibidores de apetite ou que diminuem a absorção de gorduras.
Perda estimada de peso - até 10% em 6 meses.
Como enfrentar? - usar os remédios apenas pelo tempo prescrito – geralmente, de 6 meses a 1 ano.
Para evitar o efeito sanfona, é preciso mudar a alimentação e fazer exercícios”, diz Rosane Ribeiro, nutricionista da USP de Ribeirão Preto

IMC maior que - 40 - obesidade mórbida
Melhor tratamento - se o paciente já está há pelo menos 5 anos tentando emagrecer sem sucesso, recomenda-se a cirurgia de redução do estômago, já que o excesso de peso compromete demais a saúde.
Perda estimada de peso - de 40 a 60 kg por ano.
Pesquisa que comprova - pacientes mantêm 60% da perda de peso até 14 anos após a cirurgia, diz a sociedade americana de cirurgia bariátrica.
Principal dificuldade - o índice de mortalidade da cirurgia – até 2%, considerado alto – e os problemas pós-cirúrgicos, que vão de náuseas à anemia.
Como enfrentar ? - com acompanhamento médico, nutricional e psicológico.
A cirurgia é o começo do tratamento e não resolve a obesidade causada por doenças como compulsão, diz José Ernesto dos Santos, da USP.
Sugiro que todos que estão em busca de uma melhor qualidade de vida, assim como eu, procurem um médico. Aliado a uma boa alimentação e exercícios físicos , com toda certeza alcançara seus objetivos. Não se deixe enganar por receitas que se dizem milagrosas, você pode até emagrecer em um curto período de tempo, mas você  conseguirá manter o cardápio por muito tempo ? Isso vale sua qualidade de vida? 



2 comentários

  1. Pri, vocce tem me ajudado com as dicas. Mais se eu nao for no nutricionissta, como eu devo me alimentar, quais alimentos vcc me sugere? como fazer os exercicios na rua, casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, bom anônimo ...
      Se você optar por não ir ao nutricionista, te sugiro comer alimentos saudáveis como frutas, verduras, frango/peixe grelhado, troque alimentos refinados por integrais. Não coma alimentos com muito sal, diminua o máximo que puder. Coma de 3 em 3 horas, assim você estará mais saciada(o).
      Os exercícios comece aos poucos, um dia faz uma pequena caminhada na rua, outro dia tenta aumentar o tempo, com o tempo você começa a ganhar resistência e consegue correr.
      Veja alguns videos no youtube que possuem dicas de exercícios em casa.
      Espero que tenha ajudado, volte e me conte como esta sendo o processo.
      Bjs

      Excluir

Mais popular

Mais popular