Soluções para apartamentos pequenos

20:43

Guia de decoração para apartamentos pequenos
Atualmente, as casas e apartamentos vêm sendo construídos com dimensões cada vez menores. Vamos conferir algumas dicas para que esse espaço micro seja maximizado transformado em algo bonito e agradável.
O hall de entrada
É a primeira impressão do interior do seu lar, a identidade das pessoas que moram no lugar. Como o hall possui pequenas dimensões indica-se a utilização de cores claras nas paredesbuscando oferecer a impressão de maior amplitude do espaço. Outra dica é a utilização de texturas que são bem vindas devido ao destaque que fornecem aos móveis. Quanto ao mobiliário a escolha depende do tamanho do seu ambiente, sendo que estes não precisam ser necessariamente claros, uma vez que, a cor do móvel pode incrementar o ambiente.
Uma dica é o uso de aparadores e espelhos que fornecem amplitude ao ambiente.  Mas, se não houver espaço suficiente para um aparador, ou se o orçamento não permitir, utilize uma planta com um vaso adequado. Geralmente, as mais indicadas são as que se adaptam melhor aos ambientes internos como a palmeira ráfis e a palmeira areca. A iluminação é outro fator importante! Utilize velas, luminárias, iluminação embutida, etc.
Guia de decoração para apartamentos pequenos
Com toda certeza o ambiente ficará aconchegante. Lembre-se que não é preciso poluir o ambiente com móveis e plantas para que ele fique bonito. 

Sala de estar/ sala de jantar
Geralmente a sala de estar e a de jantar são conjugadas, mas com um correto planejamento podemos transformar esse ambiente.
O que primeiramente devemos observar? O ambiente tem geralmente uma janela e próximo a ela você pode optar por fazer a sala de estar. Preste muita atenção na hora de comprar os móveis para o ambiente (sofá, rack e mesa de jantar).  Planeje antes da compra porque, tanto para as pessoas que moram na casa como para os convidados,o ambiente deve possuir um espaço livre para circular. Os dois espaços são ambientes intimistas, ou seja, a iluminação tem que ser direcionada e quente.  A sala de jantar pede uma iluminação mais forte que a de estar, pois,  a sala de estar é para lazer e descanso, diferentemente da sala de jantar.
Coloque um espelho ao lado da mesa de jantar, criando assim, a ilusão de espaço maior. Entretanto, se o espelho for do chão ao teto não deve ser colocado onde os convidados irão olhar diretamente enquanto comem.
Guia de decoração para apartamentos pequenos
Se preferir, utilize uma cor de contraste com a sua cor padrão do ambiente. Nesse exemplo, a cor marrom contrastou com o branco do ambiente e conferiu profundidade a essa sala de jantar, combinando cadeiras e mesa marrons, para dar continuidade à amplitude que a parede cria.
Guia de decoração para apartamentos pequenos

Cozinha/lavanderia
Quando comprasse apartamento com planta no papel, podemos observar que a sala de jantar e a cozinha possuem uma parede dividindo os ambientes, geralmente com um passa pratos. Para obtermos um ambiente mais amplo, pode-se derrubar a parede entre os dois ambientes, colocando uma bancada.
Guia de decoração para apartamentos pequenos
A dica para obter mais espaço é utilizar o fogão de mesa (cooktop) ou até mesmo o fogão embutido. Já o aparelho de microondas e o forno podem ser embutidos em uma coluna. Muitos eletrodomésticos visíveis poluem o ambiente. Uma dica é optar por deixar visível os eletros que mais utiliza.
Os móveis com cores claras e cores escuras para contraste são os mais indicados.
Se estiver em duvida entre depurador e coifa, opte por um depurador que é mais indicado para cozinhas pequenas. Fique atento ao tamanho do depurador ou coifa na hora da compra. Há tamanhos para fogão de quatro e seis bocas
, como também há modelos específicos para cooktop. 

Se possuir uma bancada, utilize banquetas que possam ser colocadas abaixo da bancada. Se não possuir, pode utilizar uma tampo de vidro/madeira em um espaço vago, para uma mesa de refeições rápidas.

A lavanderia geralmente vem conjugada com a cozinha, sendo indicado seguir o modelo padrão dos móveis da cozinha. Pode-se utilizar apenas um separador, ou se preferir, utilize uma porta. 
Guia de decoração para apartamentos pequenos
Pela umidade e pouca ventilação, deve-se prestar atenção qual tinta deve ser comprada. Uma boa dica é utilizar uma tinta especifica para esses ambientes, como a acrílica – que apresenta boa resistência à umidade e, portanto, é lavável. Vale a pena revestir todas as paredes ou somente a da área molhada (tanque) com pastilha. Se quiser uma de cor forte, coloque-a somente em uma parede para evitar que o local pareça menor. Os móveis de preferência seriam do chão até o teto economizando, assim, o espaço.


Prateleiras são muito bem vindas, ainda mais se não possuir espaço para os armários.

Se não possuir um ambiente externo para colocar um varal, utilize o varal de chão ou mesmo o de teto.


Quartos 
Infelizmente, em muitos ambientes apenas a cama pode ser utilizada, pois somente ela ‘cabe’ no espaço. A solução é utilizar outro cômodo para o closet. Se houver espaço para um guarda roupa, os sob medida são excelentes pedidas, tanto para o quarto como para o restante do apartamento. Para otimizar o espaço escolha um guarda roupa com portas de correr e espelho.  Atente sempre para o espaço de circulação: os corredores devem ter pelo menos 60 cm nas laterais das camas e em frente aos armários.
Os criados nas laterais da cama podem ser em vidro, nichos, ou até mesmo o móvel tradicional. Para deixar as bases dos criados mudos livres, pode utilizar luminárias penduradas. Uma boa iluminação no quarto transmite conforto.

Nesse exemplo, a cabeceira é baixa e esconde os pontos de luz, tomadas e telefone. Sobre ela, um papel de parede vertical dá a sensação de que o pé direito é mais alto, deixando o quarto mais amplo. 
A cabeceira horizontal aumenta visualmente a dimensão da parede, pode-se acoplar os criados nela.



Banheiro
Uma boa dica é utilizar cubas de sobrepor, ou cubas de semi-encaixe que deixam mais espaço livre na bancada. 

A cor mais indicada é o branco, assim ficará mais fácil acertar as cores na hora da decoração. Para o revestimento, se forem utilizar pastilhas, levar a pastilha de uma ponta à outra conduz o olhar para o todo, dando a ideia que o espaço é maior. As pastilhas de vidro, espelhadas e cerâmicas branca, ajudam a refletir a luz.

Outro truque utilizado na decoração de espaços pequenos é o espelho e a porta do box em vidro transparente, pois ampliam o ambiente. Para economizar espaço e água, a caixa da descarga deve ser à válvula hidra.
Pode colocar prateleiras ou nichos acima do vaso, que geralmente é um espaço perdido, tanto para colocar itens de decoração, como organizadores.

Fonte imagens : House of turquoise / Casa 


ME ENCONTRE

38 comentários

  1. Adorei!!!
    Peguei várias idéias já :)
    Obrigada por postar!

    Camila

    ResponderExcluir
  2. Adoreeei as dicas!!
    Vou usar várias no meu apartamento!
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Adoreeei as dicas!
    Vou usar no meu apartamento!
    ^^

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns, ótimo post. Já está no favoritos! Nosso AP está pra sair e com certeza vou usar muitas dicas suas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh fico muito feliz, parabéns pela conquista ^^

      Beijooos

      Excluir
  5. AmeeeiiiiiI!!!!!!!!!!!!!!LINDO DEMAIS!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  6. Incrível!
    Foi o melhor post deste estilo que eu já vi.
    Parabéns!

    Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia
      Tudo bem?
      Nossa! muito obrigada, fico muito feliz *.*

      Beijos

      Excluir
  7. onde encontro aquele varal da foto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma olhadinha nesse site: http://www.varaisonline.com.br/cgi-bin/sistema_pedidos_online.cgi?acessmob=&ip=&id=110800&login=&login_vendedor=&familia=&sub_familia=&load_page=detalhe

      Excluir
  8. Adorei as dicas, vou aproveitar boa parte. Também gostaria de saber onde encontro o varal da foto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      Fico realmente muito feliz que gostou
      O nome do varal é : Varal individual de parede.
      Encontrei nessa loja online: http://www.varaisonline.com.br/cgi-bin/sistema_pedidos_online.cgi?acessmob=&ip=&id=110800&login=&login_vendedor=&familia=&sub_familia=&load_page=detalhe

      Espero que tenha ajudado
      Boa noite ^^

      Excluir
  9. Maravilhosoo!! Ja coloquei a pag nos meus favoritos! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu blog.. mto bom..
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  11. nossa estava perdida sobre como decorar,ja q meu ap.e bem pequeno,amei,muito lindo e de otimo gosto.

    ResponderExcluir
  12. Meu ape novo tem 45m³ e tem sala de estar jantar conjugados. Boas dicas tirei daqui. Obrigado.
    Marcos Parana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcos
      Tudo bem ?
      Fiquei muito feliz com seu comentário, muito obrigada <3

      Beijos

      Excluir
  13. Priscila adorei suas dicas, principalmente a quem tem o espelho redondo sobre a textura e o aparador embaixo. Acho que vou usar esta ideia no apê que acabei de comprar. Agora notei que uma das dicas é pra não colocarmos o espelho na mesa de jantar em um ângulo onde os convidados se vejam comendo, mas em foto posterior tem justamente um vidro ao lado da mesa e refletindo totalmente a mesa e as cadeiras pretas.
    Mas gostei muito de tudo. Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila, tudo bem?
      Fico realmente muito feliz pelo seu comentário. Então, não é apropriado colocar o espelho em frente á mesa, mas ao lado não tem problemas. Ou seja, as pessoas irão sentar ao lado do espelho e não de frente ao espelho.
      Beijooos <3

      Excluir
  14. onde acho este varal de teto? achei maravilhoso!!!!! Mauricio Silva

    ResponderExcluir
  15. Lindos ambientes...você faz projetos? Abç Perla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Perla,
      Obrigada pela visita!
      Fico muito feliz pelo comentário. Sim, realizo projetos conforme pedido dos clientes, é só entrar em contato que lhe passo o orçamento.

      Beijos <3

      Excluir
  16. Muito bom!,Tudo que eu vi,inclusive as dicas que pude absorver. Me deu uma clareada já que meu apartamento alugado é muito pequeno.Parabéns! Amei tudo, vou usar o máximo de suas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que belezinha! Fico muito feliz.
      Boa sorte com o apê.

      Beijoos

      Excluir
  17. Excelentes as idéias propostas. Estou reformando meu apartamento e me interessei muito pelo conjunto de mesa/cadeira/banco da primeira foto (a com espelho) e a mesa/cadeira da quarta foto (com a escultura presa à parede), ambas da série sobre "Sala de estar/ sala de jantar". Onde posso conseguir mais informações. Grato, Sandro

    ResponderExcluir
  18. Priscila, você está de parabéns pelo seu blog! Nele há dicas excelentes que não encontrei em outros lugares... Por favor dê continuidade nas postagens e imagens... Comprei um apartamento e não conseguia ter ideia de como decorá-lo, com suas excelentes dicas já dei inicio na minha cozinha e quarto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada pelo carinho, realmente fiquei muito feliz pelo seu comentário <3
      Parabéns pela compra do apê novo!!!!

      Beijoooos

      Excluir
  19. Um Artigo que Complementa >>> http://www.dicasdesentupidoras.com/apartamento#more-3469

    ResponderExcluir
  20. Lynna Design Mesas Para Escritorios13 de maio de 2014 às 15:56

    Ótimo trabalho.
    Vendas@lynnadesign.com.br
    http://lynnadesign.com.br/site/

    ResponderExcluir
  21. Belíssimo trabalho, parabéns Priscila, seu blog irá servir-nos de consulta obrigatória na reforma de nosso recém adquirido apartamento. Tudo maravilhoso, parabéns mesmo!!!

    ResponderExcluir
  22. Excelente Matéria e muito bom gosto na escolhas das imagens e idéias!....Parabéns!

    ResponderExcluir

Mais popular

Mais popular