Como utilizar espelhos na decoração?

20:57

O item mais utilizado em projetos de decoração é o espelho, pois, fica bacana com todos os estilos de ambientes e, o melhor, cai bem em cômodos de todos os tamanhos. O principal segredo para acertar na escolha dos espelhos é atentar para sua dimensão e moldura.

Você já observou atentamente a decoração de um ambiente pequeno? Geralmente, estes ambientes (quartos, banheiros, sala de jantar, hall e outros) apresentam espelhos posicionados em locais estratégicos ou, em muitos casos, imperceptíveis. Esse truque tem o objetivo de oferecer uma sensação de amplitude ao local tornando-se um grande diferencial na decoração.

A estratégia para escolhermos o melhor local para instalação desse aparato passa pela escolha de uma parede que poderia ser retirada desse ambiente para que o mesmo fosse maior. Geralmente é nessa parede que o espelho deve ser instalado. Pode-se utilizar uma peça na parede toda, tanto na vertical quanto na horizontal respeitando o ângulo de 90 graus com o piso, sendo ela posicionada perpendicular ao chão, proporcionando assim a impressão que o ambiente dobrou de tamanho. Esse recurso ainda pode auxiliar na iluminação do ambiente, trazendo leveza e tranqüilidade.  
Já em ambientes maiores esse aparato pode ser usado para redução do ambiente sendo necessário diminuirmos o ângulo de contato com o chão (α < 90º), ou como divisões em ambientes grandes para causar a impressão de redução do espaço.

Quanto à posição de um espelho não há muito segredo cabendo apenas observar que o mesmo deve reproduzir a imagem na altura dos olhos, ou seja, uma altura média entre 1.40m a 1.80m.
Entretanto, nunca se esqueça de levar em consideração o que será refletido, pois, más escolhas podem gerar imagens indesejadas. Outra dica é não colocar um espelho frente ao outro, pois, provoca sensação de infinito. Utilize apenas um espelho por ambiente, evitando assim exageros. Podem-se incorporar os espelhos nas paredes, mas podemos utilizá-los também nos móveis e objetos, complementando a decoração.



Para alongar o ambiente, a mesa foi colocada ao lado do espelho. O jogo de imagens dá a impressão de que o ambiente é maior, percebem?

Um truque utilizado são pastilhas espelhadas que também oferecem ao ambiente amplitude e luminosidade.

Não possui muito espaço no quarto? Uma solução é utilizar guarda roupa com portas de correr e espelhos anexados as portas.


 Para dar uma sensação de profundidade, utilize um espelho no corredor.

 Além de ser um item essencial no banheiro, o espelho ajudará o ambiente com luminosidade e amplitude.

Se colocar um espelho com moldura, ela tem que se harmonizar com o restante da decoração do ambiente.

Para manter o espelho na hora de retirar a poeira utilize apenas um espanador. Para retirar gordura ou sujeira utilize um papel toalha e, em seguida, passe um pano macio e limpo com água ou álcool. Não jogue água em cima do espelho, isso pode estragar a moldura e ainda deixar seu espelho manchado. Um produto que utilizo há muito tempo é o Vidrex da veja, é super prático.  
Se optar por colocar um espelho na sua residência tome muito cuidado, pois, o espelho é pesado e, muitas vezes, se mal instalado na parede ou nas portas do guarda roupa podem acabar caindo. Além disso, esse aparato possui preço elevado aumentando ainda mais a necessidade de um bom planejamento na instalação. Utilize-os com bom senso e conseguirá mudar completamente a decoração.

1 comentários

  1. Olá fernando, tudo bem ?
    Muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado!
    Vou visitar seu blog com toda certeza querido.

    Boa semana!

    ResponderExcluir

Mais popular

Mais popular