Um toque retrô em ambientes modernos

20:29

Os móveis antigos estão cada vez mais presentes nas decorações, pois, trazem ao ambiente um ar único repleto de sofisticação e personalidade. Inserir móveis de época ou reproduções em cômodos modernos transforma o ambiente, trazendo um aspecto retrô. Muitas vezes, utilizar apenas um estilo de decoração, como o clássico, acaba ficando pesado no ambiente e apenas elementos modernos acabar por dar ao ambiente um aspecto ‘frio’ como de um show room.
“Se você juntar muitas coisas semelhantes, a tendência é que as pessoas enxerguem isso como um só bloco e não a decoração como um todo. Então, o ideal é colocar um pouco de cada coisa, formando um conjunto harmonioso”, explica Gustavo Calazans, arquiteto.
Apesar dos elementos clássicos (linhas arredondadas) e modernos (linhas retas) serem opostos, ou seja, não possuírem o mesmo estilo, eles se complementam. Assim, há maneiras de mesclar os estilos sem parecer que eles estejam ‘jogados’ na decoração. Busque sempre um equilíbrio visual, uma harmonia entre os móveis o ambiente e os moradores. Se a peça é muito antiga, a cor pode ficar carregada demais para o ambiente sendo indicado reformá-la sem perder a essência da mesma, já que muitas vezes essa peça passou de geração a geração e lhe traz lembranças, histórias de família, aconchego ou identidade.
A tradicional cadeira Luiz XV ganha releitura com acabamento em laca dourada e tecido com grafismos.

Sempre busque cores alegres e vibrantes se seu ambiente for mais neutro e caso o ambiente seja mais colorido busque em cores neutras um contraste com o ambiente proporcionando uma maior clareza na visibilidade. 

Para o ambiente moderno que busca misturar elementos antigos, abuse dos objetos como almofadas, quadros, mesas, geladeira, batedeira. Vale apostar em objetos que contrastam com o ambiente.

Para ambientes mais clássicos utilize objetos que remetem ao modernismo. Apostem em móveis quadrados, em linhas retas, cadeiras transparentes que são tendência e etc.

Não há necessidade dos móveis serem autênticos (muito antigos) sendo possível utilizar peças restauradas ou releituras inspiradas de outras épocas. Se optar por apenas uma peça antiga no ambiente destaque-a com iluminação ou contraste de cores.
Entretanto, se mais de uma peça for utilizada, faça com que os estilos se misturem, seja por meio de cores e/ou acabamentos lembrando sempre que muitos elementos visuais carregam o ambiente.

Os lugares que encontramos peças mais antigas, como vitrolas, telefones, cristaleiras, lustres e inúmeros outros são em antiquários. Mas, se se não quiser peças assim, podem ser utilizados revestimentos (como papéis de parede com estampas bem coloridas e grafismo) em uma parede especifica do ambiente.

Papel de parede com desenhos geométricos e escrivaninha com ar retrô
Sem duvida que esse é o estilo que prefiro, agora vamos ver mais algumas inspirações?

Mix entre peças. Entre os destaques  estão o painel com pin ups e os eletrodomésticos antigos.
 Tons neutros e uma mistura do moderno e clássico, valorizando os objetos da coleção.
Bancada de apoio com os pés vintage que traz vida ao ambiente.


Com toda certeza essas peças serão a atração do ambiente, mas sempre tenha cuidado para não deixar o ambiente carregado e sem harmonia.

0 comentários

Mais popular

Mais popular