revestimento para o piso: porcelanato ou laminado?

19:55

 Revestimento para o piso: porcelanato ou laminado? Para quem está construindo ou mesmo pensando em dar uma reformada legal na casa, uma das inúmeras duvidas é: qual revestimento escolher para o chão da casa? A resposta é avaliar as vantagem e desvantagens de cada revestimento e ainda as necessidades do ambiente em que será aplicado. O Apê em decoração listou as principais características dos revestimentos laminados e porcelanatos, vamos conferir?
O piso laminado possui ampla variedade de modelos e cores. Possui aparência aconchegante e oferece um aspecto realista do piso de madeira, mas com maior durabilidade. Não é poroso, ou seja, não junta sujeira. È resistente a manchas e riscos, mas não é resistente ao fogo e á água. Caso seja derramado algum líquido em sua superfície é necessária uma limpeza imediata, se não, os mesmos podem estufar.
Essa desvantagem impossibilita sua utilização em cozinhas, áreas externas ou sob pisos com infiltração ou umidade. A instalação é rápida e prática, podendo ser colocado sobre a cerâmica ou piso de madeira. Não é recomendável que seja aplicado em cima de piso de taco e carpetes têxteis ou de madeira, pois estes podem esconder problemas de umidade. O laminado tem garantia de 7 e 20 anos garantia do fabricante. O valor do material, sem a mão-de-obra, é cerca de R$ 30,00  por m². Já para o material colocado o preço varia a partir de R$ 40,00 .
É composto por fórmica, resinas de malanina e óxido de alumínio e fabricado em com calor de alta pressão resultando em uma superfície mais durável que a madeira convencional.Laminado002 Para a aplicação, em geral, o piso deve estar nivelado e sem umidade. Uma forna de proteger o laminado da umidade é aplicar uma manta protetora de acrílico sobre o contra piso. É recomendável aplicar nos encaixes a cola para ajudar na impermeabilização. Mas, também existe no mercado pisos laminados que dispensam a cola sendo somente encaixados. É necessário deixar juntas de um centímetro e meio ao redor de todas as paredes para a dilatação. A espessura da placa gira em torno de 7 a 8mm, com medidas mais comuns de 19,7 x 135 cm e 19 x 120 cm. É necessário verificar a abertura das portas, pois as placas ficarão acima do piso normal em 8mm. laminado001O piso é preso nas extremidades e solto sobre uma manta de espuma, ou seja, ele não é fixado no contrapiso, sendo assim, ele fará um barulho de toctoc, se andar com sapatos de sola de couro ou salto alto. Para quem utiliza esse tipo de sapato frequentemente e mora em apartamento é necessário pensar cuidadosamente sob a utilização, pois ruídos podem incomodar os vizinhos. A limpeza é simples, sendo possível utilizar vassoura e/ou um pano úmido.
Como já vem pronto de fábrica dispensa o uso de produtos para finalização, como o verniz. Os locais mais indicados para utilizar esse material são em quartos e salas. É muito recomendado para quartos ou locais com crianças por ser um piso quente.
A arquiteta Sabrina Sbardelotto aponta porque escolher o laminado: "Vale pelo custo e benefício. A montagem é mais rápida, é mais fácil de dar arremate, já vem cortado, com rodapé, filetes de porta e todos os acabamentos".
O piso de porcelanato é um revestimento cerâmico que apresenta alta resistência e durabilidade. Esse elemento tem sido inspirado em elementos como a pedra, cimento, madeira, metal, tecido e couro para formar uma variedade de tons e texturas.porcelanato3 É uma superfície impermeável, pois sua porosidade é quase nula. Além disso, é um piso frio que precisa se aliar a outros elementos da decoração para ganhar aconchego. A instalação é mais demorada se comparado com o piso laminado, lembrando se que o contrapiso tem que estar regularizado.
Podem ser classificados como Técnico ou Esmaltado.
O Técnico possui alta resistência mecânica e não recebe esmalte na superfície. É feito de uma única placa prensada, resiste mais a riscos e quebras, pois possui absorção de água menor ou igual a 0,1%.
Já o Esmaltado também apresenta alta resistência mecânica, mas a diferença é que possui porosidade superior. Ele recebe esmalte na superfície, definindo a aparência das placas, sendo assim mais sensíveis a riscos e trincas. Ele é classificado quanto ao PEI que corresponde ao índice de desgaste do esmalte (fornecido pelo fabricante). Essa unidade vai de 0 a 5 e refere-se ao local onde o produto pode ser aplicado. Por exemplo, um porcelanato com PEI 2 pode ser aplicado no piso de residências com pouca circulação, como o banheiro. Já o PEI 4 pode ser aplicado em salas e cozinhas.
Entre os porcelanatos técnicos há o natural que não recebe tratamento ao sair do forno e apresenta elevada resistência além de ser pouco escorregadio. Esse material pode ser usado em áreas comerciais e residenciais. Possui superfície mate e por isso torna o ambiente aconchegante. Porcelanato-Mate O porcelanato acetinado passa por uma escovação até se tornar semifosca apresentando uma textura quase aveludada.porcelanato-acetinado1Já o polido possui a superfície lisa com muito brilho.porcelanato2O polido é indicados para áreas secas, como quartos, corredores e salas. Pode ser utilizados também em outros ambientes, mas quando este entra em contato com a água se torna muito escorregadio sendo necessário observar as características do local. Por possuir um acabamento espelhado, as marcas ficam mais evidentes. Para quem possui animais de estimação este material não é indicado, pois qualquer risco salta logo aos olhos.
As peças esmaltadas podem apresentar aspecto natural, acetinado, com brilho e fosco (mate), dependendo do esmalte utilizado na cobertura. Nenhuma versão é melhor ou pior do que a outra.
Para transmitir sensação de amplitude podem-se utilizar os com cores claras em tons de branco e bege; Caso sejam escolhidos os texturizados com aparência amadeirada e cores escuras o ambiente transmitirá um maior conforto. porcelanato5 As peças riscam facilmente, principalmente quando possuem mais brilho. Para a limpeza utilizar água e sabão ou detergente neutro. Há também produtos específicos para retirar manchas. Para remoção de marcas superficiais pode-se utilizar Saponáceo líquido e uma esponja macia. Se possuir manchas mais impregnadas deve ser aplicar gotas de vinagre branco e deixar agir por 15 minutos antes de limpar com o Saponáceo.
O custo varia muito de acordo com a marca, mas quando comparado com o piso laminado seu custo acaba sendo maior.

2 comentários

  1. Desde quando comprei o apê, eu tive muita dúvida em ter um piso de porcelanato ou laminado... Pesquisei um pouco mais e achei os pisos Vinílicos... Eu queria muito ter um ambiente único, ter o mesmo piso na cozinha, sala e área, mas como o porcelanato é um piso muito frio, acabei optando mesmo pelo vinílico. Apesar de ainda estar muito dividida.

    Ótimas dicas Pri!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce, tudo bem ?
      Você foi muito feliz na sua escolha, O vinílico na minha opinião é o que maior proporciona uma decoração diferenciada. Com certeza seu apê ficou lindo.

      Boa semana querida, abraços!

      Excluir

Mais popular

Mais popular