Qual o seu estilo de decoração ?

19:12

O importante quando vai decorar a sua casa é saber o seu estilo de decoração, para que o ambiente possua o seu gosto e para quem olhar pensar que realmente é a sua cara. Na arquitetura e decoração surgiram muitos estilos ao longo da historia, vamos conhecer alguns?
Clássico
São os ambientes com decoração refinada, especialmente com lustres de cristal, tapeçaria, espelhos, castiçais, velas, flores. Tetos e parede trabalhadas com gesso (boiseries), paleta nas cores dourado, vinho e vermelho e tecidos como a seda e veludo.  Móveis com madeira nobres, nos remete aos castelos do seculo 17. Podem perceber que identifica-se essa decoração pela abundancia de informação, sobrecarregando o ambiente. Atualmente, essa decoração aparece com traços modernos, chamada Clássico moderno ou contemporânea. 

Vintage
Caracteriza-se por elementos do passado, anos de 1940,50 e 60, móveis baixos, sofás largos e longos, cadeiras/poltronas arredondadas, pernas pontiagudas, linhas simples . Na paleta vemos as cores em evidencia como o cor-de-rosa, verde, alaranjado, vermelho, amarelo e azul, suavizando esse contraste com o bege e o branco. Utiliza-se as estampas floridas, abstratas e geométricas, fotografias em preto e branco (imagens de Marilyn Monroe e Audrey Hepburn). 
Rústico
O objetivo é um ambiente confortável,  caracterizando-se por madeiras escuras, integrando a natureza ao homem. A paleta aparece com tons terrosos e o azul , amarelo e verde. Os  tecido mais utilizados são o floral e  o xadrez.
“uma peça para ser rústica tem que ter textura, formas mais naturais e acabamento não delicado, imperfeito – essa imperfeição pode ter sido cuidadosamente calculada. É preciso remeter ao campo e à vida colonial, como mesas feitas com rodas de carro de boi, peneiras de palha, panelas de ferro e de pedra, cestos, gamelas e cuias, ou ter peso, ser quase o material natural, aparentemente pouco trabalhado como as mesas de tronco de árvore, cada dia mais populares”, conta a designer de interiores Vivianne Pontes.
Moderno
A frase do arquiteto alemão Mies Van der Rohe: menos é mais, é o lema do modernismo, Mies Van der Rohe seguiu uma concepção de linhas puras na arquitetura, graças a suas linhas,conseguia um visual bastante agradável e sofisticado. Os materiais mais utilizados são o aço escovado, acrílico, plástico, fibra de vidro, os espaços são vazios e amplos, além de pouca diversidade nos acabamentos e texturas. Na paleta de cores há o branco, preto, cinza, pontuados por apenas alguns elementos em cores fortes.
Estilo provençal
Conhecido como French Country Style" (Estilo Francês Campestre) usa tons pálidos, muita madeira, estampas delicadas e um mobiliário mais antigo com aplique de pátina ou outras técnicas. As paredes podem parecer decoradas com pedras e até mesmo desgastas. Tecidos mais utilizados são as estampas florais e de listras. Espelhos e lustres de cristal acrescentam sofisticação ao ambiente, juntamente com vasos e arranjos de flores criando um clima de campo francês.  Ultimamente vemos uma harmonia entre o provençal e o moderno. 

Fonte imagens : Eu decoro / Livecreatingyourself / Pinterest 

5 comentários

Mais popular

Mais popular